sexta-feira, 31 de julho de 2009

Quilombos do Samba Urbano

O nosso velho e bom samba “presenciou” momentos históricos na transformação da música mundial, em especial a música popular brasileira. Hoje, podemos dizer que vivemos um momento de intensa mudança nos pensamentos, na conscientização e aceitação de um samba marginalizado, porém muito rico em linguagens cotidianas do universo rural com um sotaque exclusivamente peculiar.
Samba, rural, caipira, urbano, paulista! Esse é o nosso jeito de ser e de fazer um samba cativante de uma forma muito nossa!
Em 1914, nasce uma das principais manifestações “Sambísticas” e carnavalescas de São Paulo, o Grupo Barra, fundado pelos irmãos Dionísio Barbosa e Luiz Barbosa. Já nos idos de cinqüenta (1956), Carlos Alberto Caetano (Carlão do Peruche) funda a Escola de Samba Unidos do Peruche, mas antes participou de uma das principais Escola de Samba de São Paulo, a Lava Pés, fundada em trinta e sete (1937) por Madrinha Eunice e Chico Pinga.
A tradição que o Samba em especial o Samba de São Paulo guarda nos anais de sua história, desperta um sentimento de igualdade comparado à tradição conhecida em outras regiões do Brasil e a cada dia, a cada semana, a cada ano essa tradição se instala com muito mais fulgor nos corações dos mais variados sambistas nas diversas regiões da cidade tornando-os mantedores da nossa cultura.
Grandes quilombos urbanos se formam a cada dia nas longínquas regiões periféricas em defesa de nossa cultura e na valorização do nosso velho e bom samba. Embora eu faça parte de um desses quilombos periféricos, tenho uma enorme satisfação em coordenar um dos mais importantes movimentos de samba de São Paulo, situado no centro velho de nossa cidade. O Projeto Cultural Samba Autêntico, através da Rua do Samba Paulista, objetiva desde sua criação a preservação, valorização e difusão da história e da memória do samba de São Paulo.
Mas, além do Projeto Cultural Samba Autêntico, existe uma grande movimentação de sambistas também preocupados com a preservação do samba e da memória dos baluartes. Queridos veteranos que, com muita resistência e perseverança, iniciaram na década de 20 (vinte) uma luta contra preconceitos étnicos e sociais em defesa do Samba. Posso destacar alguns movimentos que protagonizam ações onde o samba é o principal elemento de resistência cultural. São eles: Projeto Nosso Samba, Samba da Vela, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Samba da Tenda, Comunidade Maria Cursi, Samba do Baú, Samba de Todos os Tempos, Cupinzeiro, Berço do Samba de São Mateus, Pagode do Sobrado, samba da feira, dentre outros.
Vejo uma nova possibilidade de preservação cultural e registro histórico da nossa manifestação cultural mais popular e aglutinadora.
A história do samba de São Paulo é linda e com belas páginas que já foram escritas por grandes bambas do nosso samba como Dionísio Barbosa, Geraldo Filme, Paulistinha, Pé Rachado, Germano Matias, Zeca da Casa Verde, Dona Olímpia, Dona Sinhá, Madrinha Eunice, Dona Lola, Seu Dito Caipira, Toniquinho Batuqueiro, Seu Carlão do Peruche, Talismã, Ideval, Zelão, Juarez da Cruz, Henricão, Pato N’Água, Seu Nenê, Xangô da Vila Maria, Tia Lourdes, Tia Zefinha, Benedito Lobo, Plínio Marcos, Osvaldinho da Cuíca e tantos outros que, sem sombra de dúvidas, se destacam no cenário cultural como verdadeiros “Heróis do Samba”!
Todo este legado deixará para as futuras gerações um registro fiel de uma época de transformação no cenário cultural e “sambístico”. Um tempo em que nós, “a nova geração do samba”, fizemos uma considerável diferença no fomento da história do samba de São Paulo. Assim podemos ter a certeza que o sentimento que nos invade é de que escrevemos com muito orgulho mais uma página na história do mais popular da Música Popular Brasileira, o nosso velho e bom Samba.



Patacori, Asè!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela iniciativa !...
    É disso que precisamos para manter acesa a chama da nossa cultura...
    Sucesso e um abraço da Rapaziada Negro é Lindo a todos que fazem parte deste maravilhoso projeto !

    Zan/Rapaziada Negro é Lindo - A Paixão Musical
    Rádio: www.radionostalgia.com.br
    Blog: www.negroelindo.blogspot.com
    E-mail: paixaomusical@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Kaçula!
    Viva a cultura brasileira!
    Abraços da família Lis-Dantas

    ResponderExcluir
  3. Share website to you can download movies. Soooo! Don’t tell you friend about this website. Thanks!
    http://llc-movies.blogspot.com
    http://sexylady-asian.blogspot.com
    http://llc-freegame.blogspot.com
    http://over18movie.blogspot.com

    ResponderExcluir