segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Imortal Nenê e sua Vila Matilde!

Nos idos de 1949, nascia uma das principais Escolas de Samba de São Paulo.
Com a finalidade de divulgar, preservar e principalmente manifestar uma das principais manifestações culturais do Brasil, a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde leva o nome de seu mais ilustre dos fundadores o mestre Alberto Alves da Silva “sambisticamente” conhecido por Nenê nome dado pelo Pai que era um fanático pelo Samba Carioca.
Desde a fundação da gloriosa Escola de Samba, seu Nenê comandou a comunidade da Vila Matilde por 47 (Quarenta e Sete anos) conquistando 11 (Onze) títulos no carnaval Paulistano e, ao lado de grandes sambistas como: Inocêncio Tobias (o Mulata), seu Carlão do Peruche, Madrinha Eunice e Pé Rachado, foi um dos protagonistas no processo de organização e desenvolvimento do Samba e do Carnaval Paulistano e era conhecido como um dos cardeais do samba paulista.
No início da década de 2000, seu Nenê recebe o titulo de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de São Paulo por todos os serviços prestados para o desenvolvimento e promoção da cultura popular brasileira.
Seria preciso mais do que um simples artigo para definir a importância de toda contribuição que o nosso grande mestre Nenê cedeu para o samba de São Paulo, pois sem sombra de dúvidas, toda essa grandeza e virtuosismo existente em nosso carnaval têm a marca das digitais de Alberto Alves da Silva.
Um dia o magnífico e genial Sambista e Compositor Geraldo Filme disse:
Silencio...
O sambista está dormindo
Ele foi mas foi sorrindo
A notícia chegou quando anoiteceu
Escolas...
Eu peço silencio de um minuto
O bexiga está de luto
O apito de Pato N Água emudeceu

É com esse refrão que no dia 04 de Outubro de 2010 nos despedimos do nosso grande mestre Alberto Alves da Silva o querido Nenê de Vila Matilde que sempre dignificou e engrandeceu o samba de São Paulo.
Aos 89 Anos, Morre mais um sambista de rua, artista do povo que será para sempre lembrado no seu reino de glorias.

Seu Nenê deixa filhos, netos, amigos e seguidores. Também nos deixa o ensinamento da importância de se preservar a cultura popular de matriz africana mais expressiva da terra, o nosso Carnaval, é fundamental para que possamos continuar a sentir emoção, inclusão social, inserção cultural e, acima de tudo, dignidade!

Eu, para sempre hei de te amar
Tirando primeiro, segundo ou em qualquer lugar
Estou falando é de você... minha querida Nenê!

Armando da Mangueira


Ainda não aprendemos a valorizar o sambista em vida. Assim como seu Nenê, temos grandes mestres do samba que se foram sem os devidos e merecidos “louros” e, mais do que isso, temos grandes mestres como: Toniquinho Batuqueiro, Carlão do Peruche, Tio Mario, Dona Olímpia, Dona China, Tia Lurdes, Seu Beto, dentre outros que devemos cuidar e valorizar, pois do contrário iremos cantar mais uma frase da música de Geraldo Filme que diz:
“E é mais um que foi sem dizer adeus!”

Que Oxalá te conduza pelo infinito de Orum onde estão tantos outros bambas imortais!

Asè,

T. Kaçula.

5 comentários:

  1. Glorioso Baluarte / A negra arte defendeu com galhardia"

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Kaçula!
    É isso aí!
    E cabe a nós, que amamos o SAMBA, a VELHA GUARDA e a CULTURA POPULAR, a missão de preservar e divulgar cada vez mais, tudo o que essa gente maravilhosa fez e continua a fazer pela cultura do nosso país...
    Salve Seu Nenê de Vila Matilde!!
    Axé!
    Ilcéi Mirian

    ResponderExcluir
  3. É com grande pesar que deixo esse comentário, pois Seu Nenê é um desses baluartes que diretamente enriqueceram a sofrida história do samba marginalizado, e por consequencia deixou mais brilhanre nossa MPB. Que Deus o tenha no Reino da Glória!!!
    Parabéns Kaçula pelo artigo!
    Abraços
    Juca

    ResponderExcluir
  4. Estou a postos T.Kaçula - Seguindo as trilhas do bom trabalho que você realiza. Alberto Alves faz parte da história da cidade e nunca é demais falar sobre êle mesmo agora que já se foi. Também estou escrevendo um blog sobre o samba da nossa cidade e seus batalhadores - Leia em : www.multisamba.blogspot.com - Abração!

    ResponderExcluir
  5. Alô irmão, preciso falar com você. Estivemos juntos em Uberlândia.
    Um abraço.
    Mestre Affonso - Belo Horizonte
    mestreaffonso@hotmail.com

    ResponderExcluir