O Meu Canto foi criado com o objetivo de colocar em discussão a vida afro-periférica e cotidiana, a importância da preservação das culturas de matriz afro-brasileira, bem como provocar uma reflexão em tod@s que desconhecem as origens da Música Popular Brasileira sob a significativa contribuição histórica e cultural do negro no Brasil.
segunda-feira, 13 de maio de 2013
13 de Maio e a abolição da escravatura
Ha anos, muitos anos, bota anos nisso, ouvimos a história do nosso país sendo contada de forma deturpada, arremedada, caluniosa, vã, injusta e sem o mínimo de responsabilidade com as consequências que essa mentira contada de forma institucionalizada podem causar nas vidas de milhares de herdeiros dessa que meia história.
Hoje é dia 13 de maio de 2013 e a exatos 125 anos atrás, os negros privados de sua liberdade eram libertos por uma política caluniosa e sem força moral para ir pro enfrentamento contra os diferentes grupos abolicionistas com o grupo liderado pelo abolicionista Joaquim Nabuco que já enfrentavam o racismo e a desigualdade sócio-racial que assolavam aquele período.
Refletir para agir, esse é o caminho, pois enquanto essa baboseira de que os escravos foram libertos por influência da Princesa Isabel é fomentada e ensinada na rede pública de ensino, as nossas crianças continuam rodando na ciranda do jogo sujo e capcioso do da minoria burguesa que se mantem no poder ha séculos dividindo a maioria quantitativa e alienando com um ensino público pensado por Dom Pedro na época do império! Isso é uma afronta!!!
"...negro acorda, é hora de acordar... não negue a raça, torne toda manhã dia de graça...
Negro não humilhe, nem se humilhe a ninguém... todas as raças, já foram escravas também..." (Candeia)
Não somos burros, não somos idiotas, não adianta contar uma historia que não tem ligação alguma com os fatos porque nós não aceitaremos mais!!!
Libertos por Princesa Isabel é o K. C. T. foram necessário quatro séculos de trabalho forçado, genocídio, estupros e terrorismos para que as forças internacionais intervissem versando com as forças abolicionistas que aqui já desbravavam essa luta para tentar eliminar, encerrar, impedir, cessar, erradicar o processo de exploração escravista do Brasil. Tivemos exito? Acabou a escravidão no Brasil? Somos humanos livres?
"...pergunto ao criado, pergunto ao criador... quem pintou essa aquarela
livre do acoite da senzala... preso na miséria da favela..." (Mangueira 1988)
O Brasil foi o ultimo país de todos os continentes escravistas a "abolir" a escravidão, sendo o Estado de São Paulo o ULTIMO Estado do Brasil a "encerrar o processo" e a cidade de Campinas o ultimo município do Estado de São Paulo.
Vemos diuturnamente as entidades sociais e os noticiários explicitando o genocídio periférico de jovens negros colocando-os em um estado de criminalidade para justificar o controle étnico-social que nada mais é do que a manutenção da política higienista do século passado que pensa um Brasil com as-pirações europeias...!
O Brasil foi forjado e moldado pelas mão dos milhares de africanos que com sua contribuição à formação da sociedade brasileira crivou sua cultura, seus hábitos, seus conhecimentos, experiências, religiosidades e afins, nessa terra que, ainda hoje, insiste na tentativa de apagar essa importante contribuição!
De 1888 a 1988, não vemos a história do negro sendo contada de forma expressiva nos livros didáticos e nem nas universidades nos dando a impressão de que o negro foi extinto durante cem anos da história do Brasil!
"...quero ser sambista ao renascer de novo... pra cantar a alegria e desventura do meu povo...
quero ter muito amigos, como tenho atualmente... cantar samba na avenida e nascer NEGRO novamente..." (Geraldo Filme)
O pior de tudo é que ha um projeto no vaticano de beatificação da princesa colocando como santa pela sua devoção à religião e por "Abolir" a escravidão no Brasil em sinal de piedade ao pobres negros que estavam sofrendo com a escravidão... vai pra #$@*&¨%+*...
13 de Maio Abolição da escravatura???
Reflexão para a ação... esse é o papo!
Tadeu Kaçula
Sambista e Sociólogo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário